*Teoria sobre nome*

Photobucket - Video and Image Hosting

Dentre todas as responsabilidade que se tem ao gerar um filho, uma das mais importantes é escolher o seu nome.

Parece uma das coisas mais simples, mas não é. Tenho pra mim que o nome faz parte da identidade e da personalidade da pessoa. Daí a importância de escolhê-lo com cuidado.

Penso eu, que vários pontos devem ser observados, além da simplicidade (imagina quando a criancinha começar a escrever, ter que colocar vários k, y, w no seu nome…), a beleza, também o significado, e pra quem acredita, até o aspecto numerológico.

No meu caso, como todo mundo sabe, eu sou devota de Ísis, e na época da ICSI, rezava e pedia a ela que desse certo. Depois que fiz a transferência, um dia estava olhando nomes na net e dei de cara com “Isadora – dádiva de Ísis”. Fiz então a promessa que, se desse certo e fosse menina, seu nome seria esse.

Assim, batizei a Isa pelo significado do seu nome, mas promessas devem ser vistas com cautela, porque quem acaba pagando é a criança. Minha avó também fez uma promessa dessas, mas para São Sebastião. Terminou que minha mãe tem um nome que odeia e ninguém, nem mesmo a família a chama pelo nome…

Nomes exóticos, ou da moda também devem ser vistos com desconfiança. Lindo uma criança chamar Beyónce… Super fashion, todo mundo associa com a cantora. Pois é. Mas no momento em que a mãe escolheu esse nome, traçou o destino da criancinha.

Ela, provavelmete, vai ser cantora-modelo-atriz ou stripper. Ou será que alguém se imagina dizendo: “Eu tenho consulta hoje com a Dra. Beyónce, uma ótima dermatologista…”, ou ainda “Ai, hoje eu tenho uma audiência com a Dra. Beyónce. Vamos ver o que ela vai julgar…”

Aliás, os orientais tem inclusive um ritual para escolher o nome correto, que seja compatível com a “função” que ela desempenhará na vida adulta…

Eu ainda sempre levei em conta outra coisa. Como fui professora, sempre tive o problema de associar o nome a alguma criança que conheci. Assim, pra mim, todas as Beatrizes, Larissas, Letícias são doces. Em compensação, jamais batizaria minha filha com o nome de uma criancinha que eu considerava “terrível”.

Com Isadora eu não tive esse problema. Simplesmente nunca conheci uma criança com esse nome, então não associava a nada.

Quer dizer, a primeira e única associação que eu fiz foi com a bailarina Isadora Duncan (me recuso a pensar em Isadora Ribeiro!).

Tanto acho que o nome faz parte da alma da pessoa que hoje olho pra Isa e vejo que ela não poderia se chamar de outra forma… Isadora é simplesmente perfeito pra ela!!!

Agora, vamos combinar que tem certos nomes que eu não tolero… Por quê? Porque simplesmente NUNCA, em toda minha vida, seja real ou virtualmente, eu me dei bem com pessoas com determinados nomes… assim, ou minha teoria sobre nome-personalidade está certa ou eu sou implicante mesmo….

**EDIÇÃO DO POST: esse site é ótimo pra ajudar a escolher nomes… O meu escolhido foi Jenify Rayane . E o seu?

comments