*Lua de Cristal*

Quando eu era criança, o Natal era uma data especial, senão a mais especial do ano. Eu aguardava ansiosamente pelo mês de dezembro…. era época de ajudar a minha mãe a armar a árvore imensa, cheia de bolas coloridas, na sala de casa, brincar com os personagens do presépio (minha mãe fazia questão de armar a cidade inteira, com pescadores, pastores, guardas, etc, etc e etc…), roubar as frutas cristalizadas do panetone, escrever a cartinha para o Papai Noel…

Não sei explicar a sensação natalina, mas era uma coisa quase palpável. As cores, as luzes, o cheiro… ah, o cheiro dos natais da minha infância…

A noite de Natal sempre passávamos com amigos dos meus pais, e, quando chegávamos em casa, o Papai Noel tinha deixado meu presente no quarto! E sempre ele esquecia uma frestinha da janela aberta…. Já o dia, era sagrado. Íamos para a casa da minha avó em Santo André. Tias, primos, o apartamento pequenininho ficava grande com tanta gente… E haja comida. Minha avó fazia um verdadeiro banquete, com peru, leitoa, coelho, cordeiro, e nem me lembro mais o quê….

A ceia mudou, depois que eu cresci. Passávamos a meia-noite em casa, eu, meu pai, minha mãe e o Marido (que naquela época era Namorado Antonio..risos), mas a tradição do dia de Natal na casa da minha avó permaneceu. Pelo menos até 1993.

Em 94, os anjos levaram meu pai pelas mãos. E toda aquela alegria, aquele entusiasmo, aquela magia do Natal simplesmente evaporaram. O primeiro Natal foi o pior de todos e vou fingir que não lembro pra não ter que reler minhas lembranças…. mas a data nunca mais teve a paixão de outrora…

Em 97 ainda comemoramos, mais uma vez, o dia de Natal na minha avó, que era muito espiritualizada e serenamente aceitou a perda dos dois filhos caçulas (meu pai em 94 e meu tio em 97). Tão espiritualizada que anos depois ela previu que não iria ver o bisneto vindo de mim, como não viu. Ela foi encontrar os filhos em 2003…

Pensei que com a chegada da Isa, as coisas, como por encanto, seriam como antes, mas até hoje não. Infelizmente, não sinto mais o arrebatamento natalino. Quase esqueço de armar a minúscula árvore e espalhar enfeites pela casa. A ceia natalina é praticamente uma tortura… eu, que adoro dormir cedo, tenho que me manter acordada até a meia-noite. Hoje acho tudo isso tão besta! Acabo comemorando por obrigação, de verdade…. Esperar a meia-noite pra comer, abrir os presentes, cumprimentar os outros… sinceramente, faço tudo no automático, sem qualquer emoção especial dos natais da minha infância…

Já pensei se eu preciso da visita dos fantasmas dos natais passados, presente e futuros, como na história…. Será?

Bom, na manhã natalina eu recebi a visita do espírito do Natal presente e quando a Isadora viu o pacote que o Papai Noel tinha deixado na porta do quarto dela, senti uma pequena chama de alegria dentro de mim… talvez eu consiga um dia resgatar o espírito natalino que deve estar adormecido em alguma parte do meu coração… talvez nesse ano que está começando…. talvez…

Pois é. O ano acabou de começar e eu estou aqui a refletir. 2006 não foi dos melhores anos… também não foi dos piores, mas poderia ter sido muito, muito melhor. Foi um ano de decepções, angústias, tristezas… mas também foi um ano de alegrias, embora não muitas… Não vou aqui ficar fazendo uma lista das coisas boas e ruins que me aconteceram, mas, com toda certeza, espero que 2007 seja melhor, em vários aspectos.

Nossa passagem de ano foi tranqüila, com muita chuva, de branco, bebendo meu ponche da sorte, com muita esperança nos 365 dias que estão por vir (como diz a letra da música da Xuxa: “tudo pode ser, só basta acreditar, tudo que tiver que ser, será… Tudo que eu fizer, eu vou tentar melhor do que eu já fiz, esteja o meu destino, onde estiver, eu vou buscar a sorte e ser feliz”)…

Aliás esse é o 17º ano novo que eu e o Marido Antonio passamos juntos… O primeiro cumprimento, o primeiro beijo, sempre foi entre nós 2… de 3 anos pra cá, se estende a nós 3…

Isadora se divertiu muito, agüentou firme até às 2 da matina, quando tivemos que nos retirar para o aconchego do nosso lar….Um dos incovenientes de quem decide passar o reveillón em família…. risos… mas os prós superam os contras….=)

É isso! Se amanhã não chover vamos começar o primeiro dia útil do novo ano indo pro Wet´n Wild… ôba!!! Como é que é mesmo a simpatia do ovo em cima do muro??? risos

Alguns momentos das festas de final de ano:

Photobucket - Video and Image Hosting
(Doodles: Angie Briggs)

comments