*Garapa*

Hoje foi a primeira reunião da escola da Isa, sobre diretrizes gerais, projeto pedagógico do ano e apresentação das professoras. Minha mãe já tinha me prevenido: “reunião é aquela garapa…” Não entendi. Até acabar.

Eu sou implicante por natureza. Na circular estava escrito: 9 horas, SEM ATRASO. Então chegamos 8,50hs. A diretora começou falando justamente dos atrasos das crianças, que devem ser evitados, e eis que começam a chegar os pais (provavelmente das crianças atrasadas). Um, dois, três… oito! Contei 8 pais que chegaram atrasados, e alguns deles, depois das 9 e meia, fazendo aquele estardalhaço e atrapalhando, já que tinham que passar pela frente pra entrar….

Bom, e a diretora foi apresentando as professoras (e chegam mais pais atrasados!), e falando da pauta. Aí lá no fundo levanta a mão de um pai, falando que lê muito sobre gordura trans e que viu no cardápio que tem UM dia na semana que tem bolacha recheada no lanche e que deveria ser mudado…

Uma outra mãe, solidária, atacou o famoso pastel da escola (é tradição toda sexta ter pastel), falando que a filha está acima do peso e as frituras deveriam ser abolidas.

Eu que nem me irrito facilmente, falo pro Marido: “Ah, é! Eu não gosto que a Isa tome coca, então vamos mudar o cardápio da escola toda por isso!”.

Mas a resposta veio rápida. Primeiro porque todos os pais conhecem, aprovam (e morrem de vontade de comer, e aqui me incluo) o famosérrimo pastel, e foram unânimes em desaprovar o que eles tinham sugerido. Depois porque o cardápio é feito por nutricionista, balanceado, e a diretora argumentou de forma irrefutável: “tudo tem que ser consumido de forma dosada. Seu filho não vai comer um pacote de bolachas e nem sua filha meia dúzia de pastéis. Aliás, proibir é o melhor caminho para que eles acabem comendo escondido o que vocês não querem”.

Afff….. Não sei como é que esse povo critica. Isadora é ruim que só pra comer. Depois que entrou na escola come cenoura, beterraba, chuchu, até ovo!!! Se um dia ou outro ela come chocolate, bolacha, açúcar puro, que seja, ainda to no lucro!

Não bastasse, lá pelo final da reunião, depois de umas duas horas, por conta de interrupções completamente indesejáveis (pois era uma reunião coletiva e os assuntos questionados eram particulares), uma mãe reclama que agora que a filha dela está no maternal, as tias não cortam mais as unhas, como no berçário e ninguém avisou.

Olhei, incrédula, para o Marido que retribuiu o olhar, completando: “Eu to me sentindo numa reunião da empresa. Com a diferença de que se lá alguém fala besteira, já leva uma sapatada!”.

Não entendi bem. Será possível que a escola tem que ensinar os pais a cuidarem dos filhos? Não sei se sou só eu, mas parece meio óbvio que no berçário as tias cortem as unhas dos bebês, até pelo risco de eles próprios de machucarem, mas no maternal, que já tem conteúdo pedagógico, as crianças tem 2 anos de idade… não consegui captar…

Quer dizer que se ninguém avisar, nunca a mãe vai saber o que tem que fazer com o filho? É a tal terceirização da educação, sobre a qual o Marido leu na Pais e Filhos uma vez e que ele tanto critica….

Aí, outra, que já percebi que é da panelinha das intriguentas, diz que tem “algumas reclamações” com relação ao maternal, e que em conversas com outras mães viu que é geral (geral onde? Ela nunca falou comigo e eu não tenho reclamação nenhuma!), e que inclusive cogitou mudar o filho da escola e….

…. e a diretora foi bem direta: “Você está certa. Se não está contente tem mais é que mudar mesmo!”, descadeirando a mãe-mala, que retrucou que só queria uma reunião específica pro maternal, que foi marcada pra semana que vem.

Agora vem cá…. se ELA tem reclamações, porque ELA simplesmente não vai à diretoria reclamar? Por que ela quer uma reunião? Agora, por causa da bonita-quase-linda eu vou chegar em casa, cansada, e ter que sair de novo, pra ver o que ela tem a dizer, que tem que ser em grupo, não pode ser sozinha com a diretoria, e provavelmente quando eu voltar pra casa, a Isadora já vai estar dormindo… parabéns pra ela!!!

Aiai… e eu que achava que devia ser a mãe mais chata da escola… Que vontade de me enforcar num pé de alface!!!=(

Chegando em casa, minha mãe me perguntou como foi e eu contei, ao que ela me respondeu: “não falei? É aquela coisa. As mães muitas vezes nem sabem o que o filho faz na escola, mas são as que mais gostam de dar show e aparecer em reunião… é aquela garapa…”

E eu tenho que concordar com ela. Foi aquela garapa….

Meu último Lo, pra abrandar um pouco a minha irritação:

Photobucket - Video and Image Hosting

Créditos:
Papers by Ângela Barton e Rhona Farrer, elementos dos kits Simple Pleasure, Diva by Daniella Peuss e April/2006 by Rhona Farrer, Chipboard by Rhona Farrer

comments