*O porco*

Qualquer pessoa que tenha o mínimo de convivência comigo sabe que quando o assunto é animal, eu viro bicho (trocadilho infame).

Já protestei na Paulista pelo direito dos animais, enviei cartas de protesto pro mundo todo (incluindo o Iraque), fui voluntária do extinto GAAR (Grupo de Apoio aos Animais de Rua), e ainda hoje, sou fiel colaboradora da AAAC (Associação dos Amigos dos Animais de Campinas).

Antes de engravidar da Isa, fui pseudo-vegetariana (só comia ovo, leite e peixe), vivia à base de hamburguer, salsicha e nuggets de soja. Voltei a comer carne por causa da falta de estudo do impacto da soja transgênica no feto e blábláblá…

Aliás, eu tenho que contar que pra mim, a carne vem de um lugar mágico e feliz. Imagino que exista uma jardim com árvores de bife e que as coxas de frango nasçam rentes ao chão, como abóboras silvestres. Se passar pela minha cabeça que carne = animal, esqueça que eu não como.

Esse meu trauma vem de longa data. Me lembro de uma feliz noite de Natal, em que a minha mãe fez uma leitoa. E eu fiquei ali, olhando praquele bicho em cima da mesa, os dentinhos na boquinha semi aberta, as orelhinhas penduradas, e pensando, na minha ingenuidade dos 5 anos, o quão grotesco e cruel era aquilo. Fiquei 25 anos sem comer carne de porco. Maldito paladar gravídico, que me fez experimentar novamente a carne suína….

Anyway… Marido obviamente sabe de tudo isso, depois de longos 19 anos comigo. E eis que eu ouço ele ao telefone na sexta passada:

– É. Amanhã eu vou lá escolher e mandar matar o porquinho….

Oi? Como assim, escolher e mandar matar? Eu entendi bem?

– Escuta, só pra ter certeza…. você não vai mandar matar um porco pro Natal né?
– Vou.
– Não vai.
– Vou. Eu to com vontade de comer porco.
– Então vai no açougue e compra 10 kg de porco e coma até ter intoxicação alimentar. Ou vai numa churrascaria e se entope. Mas você não vai assassinar um porco!
– Mas eu não vou matar, vou mandar.
– É a mesma coisa. O dolo é o mesmo. Segundo o budismo, isso é um karma terrível e você vai nascer porco na próxima reencarnação!
– (…)
– Se você quiser trazer o porco vivo, a gente cria ele, igual aquela menina daquele filme (Grande Menina, Pequena Mulher), mas ninguém vai matar o porco.
– Por que?????
– Porque isso é coisa de bárbaro romano. Eu não entendo que graça tem assar o porco e colocar o coitado na mesa, pra ficar olhando pra mim. Você quer que eu vomite na ceia de Natal?
– Ai que exagero!
– Exagero nada. Você não lembra do ano passado (que a minha sogra teve a brilhante idéia de fazer uma leitoa e espetar um garfo nas costas dela e eu fui comer sozinha na beira da piscina, bem longe da mesa)?
– (…)

Duas horas sem conversar com ele.

– Mas eu não posso comer porco?
– Pode. Bem longe de mim.
– Mas….
– Mas você decide. Ou eu ou o porco. Se o porco entrar na noite de natal, eu saio, venho embora pra casa e fico dormindo.

Sábado ele chega e diz:

– Bruxa é f$#@.
– É sobre a minha pessoa?
– Não tinha porco de 12 kg, só de 25, então não peguei.

E que se lembre que nessa data eu salvei a vida de um porco.

Pig power.

comments

7 Comentários

  1. Carol
    dez 09, 2008 @ 21:22:06

    UAU, QUE COINCIDENCIA, TEM TANTO PORCO EM CIMA DA MINHA MESA… NÃO AGUENTO MAIS PINTAR PORCOS, SÃO AS LEMBRANCINHAS DO NIVER DO GABRIEL, RSRSRS.
    PRAIA DO FORNO, QUE INVEJA BOA…APROVEITEM BASTANTE. BJOS.

  2. Patriciauk
    dez 10, 2008 @ 10:20:59

    Otimo!!! rsrsr Deu para rir…. nos aqui por razoes religiosas tbem nao comemos porco (as vezes somos meio hipocritas e esquecemos e comemos um linguicinhaOoops). So compre carne e ovos caipiras e organicos, pelo menos os animais vivem felizes!!! bjos x

  3. MAIRA
    dez 10, 2008 @ 11:09:39

    POST MERECIA UM COMENTARIO ENORME DE MINHA PESSOA…
    MAS ESTOU REALMENTE OCUPADA 🙁
    SOLIDARIZO-ME COM OS PORCOS, FRANGUINHOS E AFINS… MAS NAO CONSIGO SER VEGETARIANA. COBRO-ME POR ISSO. 🙁
    BEIJO!

  4. Liliany
    dez 11, 2008 @ 10:30:34

    Há muitos anos optei por não comer carne de porco ou derivados por motivos religiosos, mas mesmo antes disso eu não conseguia comer por pura dó dos bichinhos. Mas estou bem longe de ser vegetariana porque amo um bom churrasco!

    bjo,

  5. Rodrigo (Marido Antonio)
    dez 11, 2008 @ 10:59:30

    Também gostei do Post… Estou rindo sozinho… kkkk… Meus argumentos são fortes né????
    Mas, assim como um bom degustador de coisas boas da vida, não posso deixar de comer um pedaço de leitoa a pururuca… hum que delícia… Ou então aquele torresmo que é vendido no bar do Bigode…
    Mas respeito seu sentimento e entendo que ver a cara do “bichinho” na mesa de Natal não é muito legal… Vou, então, assim como vc sugeriu, comer um porco no rolete qualquer dia… kkkk…
    Tem um lugar muito gostoso que quero te levar, pra comer um deliciosos joelho de porco (com batatas)… é no Rei do Joelho… Vamos lá depois de nossa viagem… Mas pode ficar tranquila, que não tem a carinha do “bichinho”… hehehe…
    Bjos

  6. Juliana Baratti
    dez 11, 2008 @ 18:11:44

    Tbm gostei do post, sou anti-carne-vermelha de qualquer jeito, o gosto é bom, mas tem muito mais valores acerca disso, prá mim, do que o simples sabor da carne de um bichinho camarada e mamífero como nós… rsrsrsrs
    Simplesmente não consigo…
    Gostaria de parar de comer frango tbm, apesar de que eu diminuí muito, mas não posso por orientação médica… só não sei até quando vou obedecê-lo… hahahaha
    Tbm amo os animais, já trabalhei com algumas organizações e hoje contribuo o quanto possível.
    Precisamos de mais gente como vc, como nós, nesse mundo cruel…
    (esse assunto vai longe viu… hehe)

    bjos Val!!!

  7. chrys Altran
    dez 15, 2008 @ 17:23:36

    Tô com voce e não abro! 😛