*Melhor e Especial*

Nossa, desde dezembro não apareço por aqui!!!

Nem vou justificar a correria, porque né? Todo mundo sabe. Mas tinha que vir aqui escrever sobre esse assunto (o próximo será a adaptação da Isa na escola nova, aguardem)!

Domingo Isadora participou de um torneio de xadrez. Sim, xadrez. Ela começou as aulas no início de março, porque MÃE EU QUERO FAZER PARTE DO CLUBE DE XADREZ DA ESCOLAAAA E……..

Pois é, minha filha é nerd.

Mas então. Com um mês de aulas, surgiu o primeiro torneio que o colégio iria participar e Isa pró ativa, independente, engajada e participativa obviamente quis participar.

Conversei bastante com ela no sentido de que, ela deveria ir pensando nos benefícios de participar de uma competição, na experiência, e não pensando em ganhar, afinal de contas, tem MUITA gente que pratica há bem mais tempo.

E assim ela foi pro torneio. E jogou. E se concentrou. E se esforçou. E perdeu.

IMG_1951

E vibrou quando ganhou uma partida. E mandou mensagem.

IMG_1959

E Estava muito contente por apenas participar. Até que acabaram suas jogadas e ela foi perguntar pro professor se poderia ir embora conosco e não com a van do colégio, e para total surpresa e alegria dela, ele disse para ela esperar porque ela era medalhista!

IMG_1958

Ok, foi um mero detalhe técnico, porque classifica até o 10º lugar. Participaram 11 meninas, e só uma não pontuou, e assim ela levou a última medalha. Mas mesmo assim!! Imagina a alegria pra quem não esperava nada!!

Bom, mas eu contei essa história para refletirmos um pouco sobre o assunto “ser especial”.

Ando vendo muitas crianças (e adultos) que não sabem perder, que não sabem lidar com um não, com uma frustração. Porque estão sendo/foram criados de forma a acharem que são especiais para o mundo, perfeitos em tudo que fazem.

Hum…. Aí se não conseguem ganhar uma competição é porque foram roubados, injustiçados, mereciam sim ganhar, porque… NÃO. Se não ganharam é porque tinha gente melhor. Aqui cabe aquela máxima: aceita que dói menos, e segue a vida.

Segue a vida e se esforça mais na atividade, se empenha mais e não se deixe levar pela soberba de ser perfeito e especial. Porque você não é. Fim.

EU procuro ensinar Isadora a ser humilde. Joga bem o que não é o caso, definitivamente? Tem quem jogue melhor. Dança bem? Sim, mas tem que dance MUITO melhor. Tira notas boas? Sim, mas tem quem tire notas melhores.

Se você quer ultrapassar seus limites, nunca pode pensar que é A MELHOR naquilo a que se propôs fazer, porque sempre vai ter alguém ainda melhor/mais dedicado/mais esforçado (e se realmente for a melhor, quem tem que reconhecer são os outros, não ela mesma, pelo menos eu acho).

Enfim, tudo isso é a minha reflexão de que aprender a lidar com as frustrações tem que ser na infância. Porque, infelizmente, na vida e no mundo, nossos filhos não são seres especiais e perfeitos. Infelizmente, essas crianças vão levar muito não na cara, vão ser muito contrariadas.

E eu acho que é obrigação dos pais ensiná-las a lidar com isso, mostrando que ok não ser o melhor em tudo. Mostrando que a humildade, a experiência, a dedicação, o empenho são os melhores prêmios que se pode receber numa competição!!

comments