*As águas do tempo*

Então. As aulas da Isa começaram dia 27 de janeiro e cá estou com um pouco de atraso só pra variar, pra falar um pouco dessa nova experiência.

Nova porque apesar de ter ido pra escola pela primeira vez aos 2 anos e 3 meses, agora Isadora mudou de fase, entrou para o Ensino Fundamental. Isso implicou em mudança de escola, e mudanças de vários aspectos.

Antes era “escolinha”, tudo era mais maleável, mais flexível, desde os horários até a disciplina. Agora, colégio salesiano, material didático, várias matérias, regras rígidas e horários também.

Na prática, ela ainda fica com o pessoal da educação infantil, porque né?, ainda é pré escola apesar do nome ser, oficialmente 1o. ano. Isso quer dizer que ainda tem parque, brinquedoteca, piscina, mas tudo com horários pré determinados, diferente de antes, que era tudo mais livre e informal.

Isadora está radiante, amandoooo a escola nova (agora ela leva lancheira e acha isso o máximo!), já se adaptando à nova rotina, assim como eu e o Marido também estamos em fase adaptação.

Também foi matriculada na Escola de Esportes do colégio, e faz ginástica olímpica artística duas vezes por semana, depois do horário de aula e está adorando.

Claro que ela ficou ansiosa no início, principalmente no primeiro dia de aula. E quem nunca ficou? Quem nunca sentiu frio na barriga ao trocar de classe, ano, escola? Mas descolada como é, já fez amigos no primeiro dia, no segundo já estava íntima de todos e na semana seguinte era como se sempre estivesse estudado ali.

E eu? Bom, eu não posso dizer que foi completamente tranquilo para mim. Tá, eu confesso. No primeiro dia de aula, deixei Isadora na escola e saí aos prantos, coisa que não aconteceu há 4 anos atrás.

É como se uma porta tivesse se fechado. O meu bebê cresceu, e isso não tem mais volta. É um sentimento meio que de perda (eu sou dramática, faço drama de mãe judia mesmooooo), mas o que fazer?

O tempo não pára e esse bebezinho que foi para escolinha há 4 anos atrás…

… é hoje essa criança linda, que acabou de começar o ensino fundamental:

“Irás, iremos juntos pelas águas do tempo.” (Pablo Neruda)

Pois é, as águas do tempo não param.

comments