*Uma palavra de cada vez*

O tempo anda passando mais rápido do que o normal. Pelo menos assim parece.

Às vezes eu preciso parar e pensar: em que mês estamos? Março? Já? Pois é.

Já faz quase 2 meses que começaram as aulas da Isa. Também entrou para a ginástica artística/olímpica/rítmica/whatever pra mim é tudo a merma coisa na escola de esportes do colégio (ontem teve aula aberta) e ela está adorando todas as novidades!



Concentração é tudo.

Uma das coisas que mais encantam Isadora (e a mim também) é que ela está começando a escrever! É a coisa mais linda do mundo!

No colégio dela, não se usa mais aquele método cartilha do ba-be-bi-bo-bu. Agora é pelo som das letras. Esquisito porque sou antiga, é meio lúdico, ela vai escrevendo conforme sente o som das letras e palavras. Ok, eu achei estranho, confesso (sou avessa a construtivismo, me apedrejem), não pode corrigir nem palpitar (oi, é comigo?)… mas de qualquer forma, parece que funciona, e rápido.

Logo na primeira semana de aula, Isa fez um desenho e escreveu:



Atenção ao à do AMO, pq ela achou que o a fechado tinha til… ownn

Fiquei olhando, intrigada, o que ela quis dizer… e como quem não quer nada, perguntei o que era. A resposta, com a cara de quem está falando uma coisa óbvia foi: “eu amo a minha família” (sim, está na porta da geladeira).

De lá pra cá, ela já melhorou muito, quase não “come” as letras. Hoje, na lição de casa, escreveu “casa de amigos” certinho, sem nenhum palpite.

Tudo bem que tem coisas mais difíceis de ela assimilar, como por exemplo a palavra quarto, que ela escreveu “cuarto”. Errado, mas nem tanto. É assim que é o som, né?

Outra coisa que eu acho bem complicadinha é a letra “s”. Por que raios, às vezes ela tem som de “s” e às vezes tem som de “z”. Eu sei a regra: o “s” no meio de duas vogais tem som de “z”. Tá. Mas pra que essa complicação?

Também não entendo a existência do “ch”. Por que cachorro não se escreve com “x” e xícara não se escreve com “ch”?

Bom, enfim, vou usar o velho bordão: a língua portuguesa é uma das mais difíceis, mas não tem jeito. Aprender a escrever certinho é o próximo desafio da Isadora, daqui pra frente.

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