*Um cachorro é um cachorro*

“Na minha opinião, não existe essa coisa de raça-problema. Entretanto, o que não falta são donos-problema” – Cesar Millan, o Encantador de Cães

14031_10200568870481749_1607142600_n

Eu demorei para postar sobre esse tema, porque escrevi e reescrevi esse texto diversas vezes. E ainda acho um absurdo ter que fazê-lo. Escrever para convencer as pessoas que um cachorro é um cachorro. E ponto final.

Mas, sim, nós adotamos uma pit bull. Uma pit bull adulta que foi abandonada e resgatada. Sim, já sabemos “daquele caso”, e “daquele outro” e do “outro” (ah, não, aquele foi um São Bernardo). E não, não temos medo.

Shakira Isabel é um desses cães que encontramos apenas uma vez na vida você já viu cachorro sorrir? Ela sorri . Sim, ela é uma pit bull, e é mais carinhosa que um cocker, tão obediente quanto um pastor alemão, e mais esperta que muito labrador no offense.

ante_depois
Shakira Isabel no dia em que foi resgatada, em dezembro do 2012 (esquerda), e em maio de 2013 (direita)

Eu podia ficar aqui falando como já estou cansada de fazer que depois de resgatada, ela ficou por mais de 3 meses no Hospital Veterinário Taquaral, e NUNCA apresentou qualquer sinal de agressividade. Ao contrário, toma injeção, tira raio-x, e pontos sem nem usar focinheira. Que tem mais de 10 pessoas que conviveram com ela diariamente e atestam isso, incluindo vários veterinários.

Que desde que chegou, há quase 4 meses, Shakira já começou com as aulas de adestramento, e o treinador, que trabalha com pits há mais de 15 anos já atestou que ela é submissa e não tem nenhum traço de ser dominante ou agressiva.

Podia explicar que nós adotamos conscientemente a Shakira Isabel, mesmo sabendo de todo o preconceito que envolve a raça dela. Que não somos loucos nem irresponsáveis; ela é um cão forte, com energia, precisa sim ser treinada, para saber quem manda na bagaça, ser educada e obediente, andar elegantemente pela rua sem me arrastar, além de andar na esteira pra gastar toda essa energia (ela adora!).

Abre parênteses pra dizer que não adianta querer ter um cachorro desse porte sem ser consciente das necessidades dele (porque ao contrário do que as pessoas pensam, cachorros TEM necessidades). Aliás, é aí que surgem os problemas e aquele caso, ou aquele outro.

Pessoas despreparadas, que desconhecem as necessidades dos cães em si, e que, simplesmente, resolvem ter um, sem levar em conta o trabalho e a responsabilidade que isso implica. Daí, claro, um dia o cachorro surta, e a culpa é de quem? Do cachorro, claro (é mais fácil culpar o cachorro do que as atitudes irresponsáveis dos donos). Fecha parênteses.

Mas o que eu quero mesmo escrever é que PRECONCEITO É UMA COISA MUITO IMBECIL, e cada vez mais me impressiono com a ignorância humana. Ponto.

ODEIO quando falo que tenho uma pit bull e arregalam os olhos como se eu estivesse falando do Maníaco do Parque, sei lá e acho de uma falta de noção sem precedentes me perguntarem se eu não tenho medo, ou comentarem em “tom de brincadeira” que eu sou louca, como se a raça em si fosse de monstros psicopatas, que em um minuto estão abanando o rabo e no seguinte atacando sua jugular as pessoas esquecem que SERES HUMANOS são assim, não cães.

Pelamordedeus!! Absurdo é EU ter que justificar que Shakira Isabel é UM CACHORRO COMO OUTRO QUALQUER!!!

Você pode ter um poodle descontrolado (aliás, já vi vários) e achar normal, porque, afinal, é só um poodle. Pois é. Se ele é descontrolado, morde e late para as pessoas, ele tem problemas como um labrador, pit bull ou vira latas teria. Só que como é pequeno, todo mundo releva. Mas os problemas são os mesmos com qualquer cachorro, tem é que aprender a lidar com o seu cão, independente da raça.

Canso de explicar que não existe isso de cachorro assassino, que Shakira Isabel é calma e submissa to lendo demais Cesar Millan mas as pessoas só dão ouvidos às notícias sensacionalistas (porque nunca contam a história inteira) dos jornais.

Enfim, toda essa bíblia é para explicar o óbvio: Shakira Isabel é tão e simplesmente UM CACHORRO, como qualquer outro e melhor do que muita gente por aí. Mas, infelizmente, parece que vou ter que continuar explicando esse fato tão óbvio para as pessoas.

PS – Se eu começar a falar que ela é mestiça de cocker, as pessoas param de julgar?

I cannot read the gallery's xml file: /home/pumpkinjuice/www/blog/wp-content/photos/Shakira/gallery.xml
Please check that the gallery's files have been created on the admin pages!

Shakira Isabel, demonstrando toda sua crueldade nessas fotos

Em tempo 1: queria muito que Shakira falasse por 10 minutos na vida, para contar a história dela (como ela foi resgatada com um aborto, e pelo temperamento dela, inclusive acostumada a espaços fechados, assumimos que ela era de um criador boca de porco que resolveu se desfazer do canil – outros pit bulls, inclusive um filhote morto foram encontrados na mesma época e na mesma região).

Em tempo 2: é IMPOSSÍVEL alguém conhecer Shakira Isabel e não se apaixonar por ela (as fotos falam por si só…)!

Dica de leitura (para qualquer pessoa que tenha um cachorro):

166042_10201080524872789_672765769_n

O Encantador de Cães

Cães Educados, Donos Felizes

:*

comments