*O Fim de uma Era*

Ou, o dia em que NÃO CONTEI para Isadora que Papai Noel e Coelho da Páscoa não existem.

Daqui a pouco é Páscoa mas já? e essa proximidade da data foi o que desencadeou minha conversa com Isadora…

Como já cansei de escrever AQUI, eu sempre fui a favor de manter a magia e a fantasia da infância. Sempre fiz questão de tornar a Páscoa e o Natal mágicos (assim como momentos que pediam a intervenção da Fada do Dente, Fada do Pepê, etc…) para a Isa, porque EU acho que isso faz parte de uma infância feliz.

Eu sei que existem pais que acham que “não pode mentir”, que “a criança tem que saber desde cedo a verdade”, sem falar na ala do “essas invenções incentivam o consumismozzzzz” e eu acho que esse pessoalzinho chato da última categoria devia estudar um pouco mais sobre a história, e aprender sobre as raízes dos mitos e seu significado, só acho, mas deixa pra lá. EU discordo veementemente. Fim.

Mas, infelizmente, chegou o momento que a fantasia tem que ser colocada de lado. A pressão da sociedade trouxa não mágica, das crianças criadas ou ceifadas precocemente com o “papai noel/coelho da páscoa não existem” impõe o fim dessa era.

Tá. Mas como contar para Isadora que Papai Noel/Coelho da Páscoa/Fada do Dente não existem, sem deixá-la triste ou achando que foi enganada? Simples. Não contei.

Ao invés disso, conversei com ela, e expliquei que ela ganha ovos/presentes demais, sempre. Que ela tem os pais, os avós, o tio, os amigos, pessoas que a amam e sempre a presenteiam, de forma que ela acaba com mais do que precisa.

Lembrei que existem crianças que os pais não tem condições de comprar presentes, que sempre ajudamos o Papai Noel (participamos todos os anos da campanha de Natal dos Correios), e perguntei que tal seria se, para ajudar mais, ela doasse a vez dela para que o Coelho da Páscoa e o Papai Noel pudessem usar os seus pedidos para outra criança.

Ela pensou um pouquinho, e concordou. “É, o Coelho da Páscoa e o Papai Noel podem dar o meus presentes e ovos para outra criança que não pode ganhar dos pais. Eu não preciso de mais ovos e presentes”.

Pronto. Papai Noel e Coelho da Páscoa foram libertados não sem tristeza dessa mãe que vos escreve , e, de quebra, Isadora ganhou uma lição de solidariedade, sem ter precisado abrir mão da magia da infância. Porque Papai Noel e seres mágicos existem no coração de quem acredita que existam. Sempre, independente da idade.

Dicas legais de leitura sobre o assunto (são praticamente todos sobre Papai Noel porque é a figura mítica infantil mais popular, mas vale pra Coelho da Páscoa, Fada do Dente, gnomos, duendes, alienígenas…):

Por que Papai Noel ainda fascina?
Como falar de Papai Noel
Mitos da Infância
Papai Noel existe sim!
Contar ou não que Papai Noel existe?

comments