*A última carta*

E a última carta foi entregue ao Papai Noel.

image2

Muita gente me pergunta se Isadora realmente ainda acredita em Papai Noel, se ela não está “velha” para isso…

Bom. Eu acreditei até os 11 anos. De verdade. E os Natais da minha infância foram os melhores possíveis. Meu pai fazia questão de manter a magia da data, e eu agradeço a ele por ter feito isso.

Talvez por eu ter essas lembranças tão boas dos Natais da minha infância, eu SEMPRE fiz questão de comemorar com Isadora com tudo que tinha direito. Já fiz malabarismos pra conseguir que o presente do Papai Noel estivesse no quarto enquanto estávamos todos na sala, e eu acho que valeu a pena cada minuto.

Eu já escrevi AQUI e AQUI, que criança tem que fantasiar, sonhar, acreditar. EU ACHO. E por isso, super incentivo a Isa a acreditar nos seres mágicos que ela quiser, por quanto tempo ela quiser eu acredito em fadas, duendes, elementais e afins até hoje, e ninguém tem nada a ver com isso

image3

No entanto, chegamos a um ponto crítico, já que a sociedade impõe (aliás, há anos ouço essa ladainha): está na hora de não receber mais o Papai Noel. Está na hora de deixar de acreditar. As pessoas cobram. As crianças que não acreditam mais/nunca acreditaram cobram. Como se a criança que ainda é crédula fosse um alienígena, porque, “nossa, com 10 anos ainda acredita em Papai Noel?” ; “você ainda acredita? São os pais que compram, você não sabe?”, e por aí vai.

É aquela velha ânsia da nossa sociedade em tolher a infância, em adiantar as coisas, em querer tornar as crianças pequenos adultos, BEM antes da hora. E a criança que quer ser criança, que age como criança, que não tem pressa nenhuma em crescer é rotulada de “infantil/criançona”, pasmem, pelos adultinhos fabricados, que tem a mesma idade que ela (sim, aconteceu. De verdade).

O que fazer? Seguir o coração. O que importa pra mim é que SIM, Isadora tem 10 anos de idade e ainda acredita em Papai Noel, e não sou eu que vou acabar com essa magia.

Daí, quando falei que era hora do Papai Noel parar de trazer presentes pra ela, porque ele tem muitas crianças para presentear pelo mundo, Isa, que tem um coração enorme, escreveu essa carta de despedida ao Bom Velhinho:

image1

Pois é. Não acabei com a magia do Natal, com os sonhos infantis de Isadora e não falei pra ela que Papai Noel não existe. Até porque, o que eu ensinei pra ela, vale para sempre: enquanto ela acreditar em alguma coisa, com o seu coração, isso sempre existirá.

PS 1 – chorei litros quando Isadora entregou a cartinha pro Papai Noel, a última cartinha, o fim de uma era.

PS 2 – se tudo der certo, ela receberá uma resposta do Bom Velhinho.

PS 3 – Conteúdo da carta, se não der pra ler na imagem: “Querido Papai Noel, eu gostaria que a partir desse ano você mande o meu presente para crianças que precisam mais do que eu (crianças de rua, que não tem pais ou perderam, crianças perdidas, abandonadas, que moram em orfanatos, ou até mesmo que não ganham nenhum ou só um porque são pobres). Eu também queria agradecer por tudo o que você fez para mim em todos os anos da minha vida até esse ano (que estou com 10 anos). E se você conseguir, faça com que todas as crianças do mundo que estão com a mesma idade que eu, e até menores façam o mesmo para todas ganharem presentes e serem ou ficarem felizes! E passe lá em casa, ok? Obrigada e dê a todos um feliz natal! Assinado: Isadora M. Barbieri (10 anos)

comments