*Obrigação: férias*

Quando a palavra “férias” se tornou sinônimo de obrigação?

ferias_ilustra

Outro dia, li a seguinte frase num desses grupos de mães por aí: “vamos combinar… dois meses de férias para essas crianças é muuuuito tempo, haja criatividade!!”, seguida da pergunta de dicas de lugares pra deixar as crianças o dia todo (mas que não seja escola, que fique bem claro!!).

Antes que alguém argumente, NÃO. Não tem nenhuma ressalva que a mãe não tem com quem deixar a criança, não acho que seja esse o caso (até porque, crianças que ficam em período integral na escola por necessidade, normalmente já utilizam o serviço também nas férias).

Daí me pergunto: o que aconteceu com o ócio criativo das férias? Aquela coisa malemolente de não ter hora pra nada, nem acordar, nem almoçar, nem dormir?

O que aconteceu com aquilo de pegar um gibi e ficar horas lá, lendo, ficar zapeando na TV e comendo pipoca, espalhar todos os brinquedos pela casa mas depois arrumar porque não vou ficar catando brinquedo de ninguém não, reunir os amigos e fazer ~aquela~ bagunça, brincar de brincadeiras aleatórias e parar quando quiser pra tomar um sorvetinho, ou mesmo ficar sozinha, deitada no chão olhando pro nada?

Por que tem que preencher os SESSENTA dias com atividades dirigidas em tempo integral? É alguma maratona que eu não estou sabendo?

Olha só, eu acho “super férias” muito legal. Isadora sempre participa no clube e na escola (quando tem) e adora. É muito bom pra preencher uma semana. No máximo duas, mais do que isso, já acho que começa a virar obrigação –> acorda cedo, toma lanche no horário, brinca de x no horário y, almoça no horário estipulado, brinca de a no horário b, vai embora na hora programada… Não.

Agora, se a criança ficar em casa “sem fazer nada” é algum demérito? Ela vai estar perdendo valiosas horas de recreação programada, e… daí??

A criança vai ficar entediada? Vai. Vai ficar enchendo o saco? Vai. Vai atormentar? Vai. A mãe quase vai ter um surto psicótico? Vai. E é isso que criança faz. Mas, respira que FAZ PARTE. Inclusive Isadora já faz tudo isso sem estar de férias, então não vejo muita diferença

E assim… me corrijam se eu estiver errada, mas as férias não são para DESCANSAR? Então. Descansar, pra mim, é ter tempo livre, sem horário nem obrigação… Não entendo por que tem que encher a agenda da crianças de atividades supermegaultrapower divertidas, animadas, lúdicas e criativas TODOS os dias das férias…

EU, particularmente, adoro esse período, sem a pressa do dia a dia, sem aquela coisa de tá na hora de tomar banho, almoçar, vambora, vambora, tá na hora, vambora, vambora*, esqueceu o estojo, volta correndo que tem horário…

Sei lá… Mas essa sou eu, #menasmain que acha que o mundo fica mais chato a cada dia que passa…

*Será que ALGUÉM, além de mim, lembra da musiquinha que tocava no rádio, pela manhã e me acompanhava no carro do meu pai, todos os dias, no caminho pra escola?

comments