*Adaptação. Pra quem?*
Essa foi a pergunta que eu fiz, desde o primeiro dia…. Pra quem é a adaptação? Porque a Isa estava super empolgada com o uniforme, a mochila, e falando toda hora que ia pra “icolinha”.
A mãe-pata-choca é que foi tirar foto da criancinha pronta e começou a chorar… Cadê meu bebê? Isadora cresceu, ela é uma criança que está indo pra escola!!!
Hummm….. que é isso na minha camiseta???
Eu sentia, literalmente, como se fosse o MEU primeiro dia de aula. Lembra aquele frio na barriga, da ansiedade de conhecer os amigos novos, a professora, usar o material? Então. Eu me sentia como se tivesse 5 anos de idade, e aliás, me lembrei da primeira vez que fui à escola… E choreeeei na fila…=(
Bom, mas chega de falar da minhas neuras! Chegamos na escola, ela desceu, de mochila a postos (e não havia santo que fizesse ela tirar). De pronto já se enturmou com as tias e com os amiguinhos.
Eu fiquei lá, com outras mães e avós que também estavam se adaptando. Aliás, quase perdi a paciência com uma avó! A mulher era daquelas que ficava palpitando em tudo, inclusive no que não dizia respeito ao neto dela. E eu tendo que ouvir os comentários: “Ai, o menino tá com o pé no chão! A tia não vê isso?”, “ olha lá, olha lá! Ah, não é possível, a menina pisando no molhado! Vai cair!!!” E por aí ia… Botei minha melhor cara de paisagem e fingi que não estava ouvindo…
Mas voltando. Isa começou a falar, e a falar, e a falar. E a contar que é o “nôzinho do papai” (nojinho do papai, como eu costumo dizer), e as tias morreram de rir. Em 15 minutos, todas estavam lá, platéia pra Isadora, que não parou mais…
Balança, balança… balança balancinho….
Meu lanchinho, meu lanchinho…. vou comer! Pra ficar fortinha, pra ficar fortinha…. e crescer!!
E eu, que num passado distante já fui professora, relembrei um pouco o dia-a-dia e comecei até a sentir saudade… =I
Nos dois primeiros dias eu fiquei lá, mas hoje não. Entrei na escola com ela, falei que ia trabalhar, ela me deu um beijo. Combinei com a tia Silvana que ligaria pra saber como ela estava. Liguei duas vezes e a resposta foi a mesma: está ótima!!!
Às 16,30hs fui buscá-la (ainda é adaptação, as aulas mesmo só começam na quarta), e ela estava toda feliz, de banho tomado, e veio correndo me abraçar e beijar quando me viu… Saiu dando tchau, mandando beijo pras tias (ainda não foi definida quem será a tia dela), e avisando: “amaiã eu volto!”.
O bilhetinho de hoje:
“Valéria, tudo bem?
Isadora ficou ótima! Brincou, se alimentou e até banho tomou! Que graça!
Até amanhã!
Tia Silvana”
Então eu cheguei à conclusão que a adaptação, na verdade, não é pra Isa não. É pra mim…
(Créditos do Lo: Paper e elementos do Kit Celebrate Life e doodles: School Days)