*Ordem e Progresso*

Obrigada a todos que deixaram comentários e enviaram emails e recados no Orkut desejando o melhor pra Isa! É muito gostoso saber que a minha pequena é tão querida…;]

Credits: French Attic Kit by Shabby Miss Jenn, Fonts: Mom´s Typewriter and Pea Amy Rica Script

Os três aninhos da Isa chegaram com uma rapidez espantosa… e as mudanças também. Não sei se estou sugestionada, mas parece que os 36 meses surgiram como um marco.

Primeiro, foi a questão do desfralde, que tornou-se definitivo e completo (excetuando-se à fralda noturna, que acho que ainda não é a hora de tirar, pois tem dias que amanhece encharcada ainda). Tá. Não foi assiiiim espontâneo. Precisou de um empurrãozinho, por assim dizer. O xixi já vinha sendo feito no penico há meses, sem acidentes, mas com o cocô, não havia progresso.

O nojo da Isadora vencia toda e qualquer tentativa de aproximação ao penico ou ao “trono” como ela diz… Era a criancinha berrando, e a mãe tentando convecê-la a usar o vaso, sob os olhares reprovadores do pai e da avó.

“Coitadinha, ela é pequenininha ainda…”, “quando for a hora ela vai fazer”, “tem que ter paciência”, eram algumas das frases que eu tinha que ouvir da minha mãe…

Um belo dia, ela veio me avisar que as fraldas da casa dela tinham acabado. E eu respondi que tudo bem, que eu não ia comprar mais.

Minha mãe ficou horrorizada, que mãe desnaturada que eu sou, tenho certeza que ela pensou. Mas não arredei o pé.

Isadora veio me pedir pra colocar “faldinha” e eu disse que não tinha comprado. Esperta, falou que queria dormir, pra eu colocar a “falda de duimi”. Não pus e deixei pra colocar só depois que ela tivesse pegado no sono.

No dia seguinte, Isa pediu pra avó que, com o olhar torto pra mim, disse que não tinha…. Sem muita alternativa, entre lágrimas, ela fez o bendito cocô na privada. Fizemos a maior festa, colamos adesivos de borboleta que brilham no escuro na parede do banheiro…

No dia seguinte ela usou o vaso novamente em casa e pela primeira vez, fez cocô no trono da escolinha, para alegria das tias!!! Só que à noite, quando eu coloquei a fralda noturna, ela correu pro quarto, fechou a porta e fez cocô.

Falei que fiquei triste, que não podia, e tirei um adesivo de borboleta, avisando que era assim: cocô no trono ganha adesivo, cocô na fralda perde adesivo. Ela chorou, mas entendeu.

No dia seguinte, cocô no devido lugar, e o pedido: “mamãe, põe a minha boiboleta de volta?”

Voilá. Agora a briga é pra colocar a fralda noturna, sob protestos de “eu não sou mais nenê”, “eu não uso mais falda”, “eu sou moça”…

Zizi também está se expressando muito melhor, conversando, falando…. e está mais apegada à gente… Normalmente, ela ainda está dormindo quando eu saio pra trabalhar, mas ontem acordamos praticamente juntas.

E vi que isso não é bom. Ela não queria que eu saísse, se agarrou nas minhas pernas, chorando e falando: “Eu tamém vô!”, enquanto eu explicava que ia trabalhar e voltava na hora do almoço pra levá-la pra escola….

E Isa lá, chorando e falando pra eu não ir, pra ficar com ela… Nem preciso falar que me cortou o coração, né? Mas conversei, expliquei, e no final, ela entendeu, pediu um selinho e disse “tiamo!”.

Antes de sair, pedi pra à criancinha ainda lacrimejante que cuidasse da Zamin, pra distrair o pensamento… E quando eu cheguei na hora do almoço, qual foi a primeira coisa que ela veio me falar? “Mamãe, eu cuidei da Zamin!!!”

Mas não se engane! As birras continuam a todo vapor. Basta eu falar não faça isso, pra ela imediatamente fazer o que eu tinha proibido… sem falar nos ataques de se jogar no chão e dar escândalo (em casa mesmo) que vez ou outra aparecem para me tirar do sério….. Progresso pode ser… mas ordem, ainda está longe…risos…

Mas, por outro lado, passamos da fase do não (em parte, porque acho que essa fase nunca vai acabar totalmente), e chegamos à fase dos porquês.

Conversa em plena segunda-feira:

– Mamãe! Por que você tá com o carro do meu pai?
– Porque nós trocamos hoje.
– Por quê?
– Porque o papai foi levar o carro da mamãe pra lavar.
– Por quê?
– Porque estava sujo de barro.
– Por quê?
– Porque atolou na chácara.
– Por quê?
– Porque choveu.
– Por quê?

Depois da 18ª resposta, apelei para o didaticamente incorreto PORQUE SIM!!!, e funcionou…

É espantoso os pequenos (e grandes) progressos que os 36 meses trouxeram. Oficialmente, minha filha não é mais um bebê, é uma criancinha esperta, saudável e arteira, que me surpreende dia-a-dia!

***********

Acontecimento da Semana:

To tremendo de emoção até agora… Deadly Hollows traduzido, em minhas mãos… coleção completa!!!

**********

Ah, semana que vem tem FREEBIE. Prometo!=]

comments