*Pequena grande mudança*

Essa semana foi de volta às aulas. Quer dizer, a Isadora voltou pra escola na semana passada, no cursinho de férias, com direito à levar brinquedo de casa todos os dias e muita diversão, mas essa semana começou o ano letivo mesmo, o uso de uniforme e tudo mais…

Isa mudou de unidade, antes ficava na específica para o Maternal I e II e agora, que é praticamente uma estudante adulta do Maternal III, desceu pra outra unidade, onde vai até o 1º ano (antigo pré, não entendeu? clique aqui), mas todo santo dia me faz passar na frente da “escolinha amarela”, abrir o vidro traseiro do carro pra dar tchau pras tias e
pro tio do portão….

Está sendo uma nova experiência pra Zizi, apesar da escola ser a mesma. A escola como um todo, porque o espaço físico é outro, que ela só conhecia das festas que sempre foram realizadas nessa unidade principal.

Na segunda, na hora da saída, tivemos o seguinte diálogo:

-Mamãe, hoje eu chorei.
-Chorou? Por quê?
-Porque eu fiquei com medo.
-Medo de quê, Isa?
-Das crianças, tinha muita criança… quando eu volto pra minha escolinha?

Morri de dó, mas expliquei que agora ela é moça e na outra escolinha só tem bebês, que ela não é mais bebê.

No outro dia, na hora da saída, outro diálogo:

-Mamãe, hoje eu chorei um pouquinho…
-Por quê, Isa???
-Porque eu fiquei triste…
-Mas por quê você ficou triste???
-Porque eu queria você…

Fiquei com o coração apertado, nem preciso dizer… E pra piorar, a tia Thais, a tia do coração da Isa não desceu pra unidade dela, ficou lá na antiga e essa separação está sendo meio difícil pra Isa (e pra mim!) também.

Porque eu posso ser piegas, mas não faço parte do time de mães que acha que o pessoal da escola nada mais é do que meros funcionários que estão ali apenas para cumprir um papel impessoal. Nada disso. A escola é onde a minha filha passa quase metade do dia e se ela não se apegar às pessoas que convivem com ela (ainda mais a Isadora a miss-simpatia em pessoa) e vice-versa, algum problema tem, pra mim não é coisa de gente normal não, esse tipo de postura…

Também não trato os sentimentos da Isa como “descartáveis” apenas porque ela tem 3 anos, porque a mãe que faz isso hoje, vai fazer a vida inteira, e decididamente, eu não sou esse tipo de mãe…

Na quarta ela entrou chorando (porque a tia Thais não estava lá pra recebê-la), eu liguei à tarde e a tia Carol disse que ela logo parou e conversamos sobre explicar pra Isadora a situação…

À tarde, novo diálogo:

-Mamãe, hoje eu chorei..
-De novo, Isa?
-É… Eu fiquei triste porque eu queria você e a tia Thais…
-Então, Isa, a tia Thais ficou lá na outra escolinha, com os bebês…
-Por quê eu não posso ficar lá na escolinha amarela?
-Porque você é grande, e lá só tem bebês… Mas a gente vai lá visitar
a tia Thais, tá bom?

Entender, eu sei que ela entendeu, mas não sei se aceitou… Bom, a gente, adulta, entende tanta coisa, mas não aceita, o que dirá a minha pequena com pouco mais de 3 anos?

Essa é uma nova experiência, uma grande pequena mudança, drástica pro mundinho dela. E eu fiquei imaginando o frio na barriga dela ao chegar na escola, exatamente como a gente sentia quando mudava de escola, ou começava um novo ano letivo… =I

Bom, agora deixa eu correr (só pra variar…) e acabar de arrumar as malas, que estamos descendo pra Caraguá (apesar da chuva, mas vai ser bom pra dar uma descansadinha…) e voltamos no domingo…=]

Ah, aproveitei a pérola da Isa da semana passada, a foto dela dormindo e o desafio do Scrapkut e fiz esse LO aqui, que modéstia à parte, eu adorei…

Credits: Papers and elements Makes me Happy Kit by Dimples´n Doodles Designs, Makes me Happy and Glitter Alphas, both by Dimples´n Doodles Designs, Butterfly wings by Amber Clegg, font CAC Pinafore, torn by CottageArts

Bom final de semana!!!=]

comments