*Para gostar de ler*


Eu sempre fui nerd. Sempre. Lembro que quando estava na 8a. série, quando tinha “janela” de aula, corria para a biblioteca, para ler um dicionário gigante de mitologia grega que tinha lá.

Abre parênteses, que eu não lembro, até hoje, qual era esse dicionário, já olhei alguns, mas não reconheci, fecha parênteses.

Então, mais nerd, impossível.

Lembro de, ainda criança, ler uma coleção de livros da Disney com, sei lá, 97 volumes, com todas as histórias (e minha mãe tem na casa dela até hoje, estou esperando Isadora começar a ler direito, para dar para ela) e também uma coleção de contos de fadas, ilustrado com bonecas (essa já está em posse da Isa há anos).

Além disso, claro, a obra completa de Monteiro Lobato. Exatamente essa aqui , com 8 volumes (que também está na minha mãe, e depois de escrever esse post, acho que EU vou ler novamente).

No ginásio, comecei ler a coleção de crônicas Para Gostar de Ler, vários livros ótimos da Stella Carr, alguns infanto juvenis de J. M. Simmell, e também lembro do meu pai ter me dado Pollyanna e O Menino do Dedo Verde quando tive caxumba.

Resumindo, eu acho que sempre gostei de ler. E desde que a Isa nasceu, tento incutir nela esse gosto pela leitura também. Parece que vem funcionando.

Além de sempre que vamos ao shopping, pedir para irmos à livraria, ela adora espalhar todos os livros pelo chão (ou pela minha cama) e ficar lá, olhando, tentando ler…

Eu juro que não consigo entender as pessoas não gostarem de ler. Não entendo mesmo. Ler para mim é uma função vital. Sério.

Acho que isso vem de criança. Se a leitura é imposta, como uma obrigação, o gosto por ela se esvai, afinal é uma obrigação. E ler, sempre vai ser associado a algo chato. Ao contrário, se a criança descobre o prazer da leitura, sempre vai gostar dos livros. Tem lógica?

Talvez não. Talvez a pessoa já venha com o “gene da leitura” de fábrica. Ou não. Não sei. Só sei que ler é uma das grandes paixões da minha vida.

Bom, daí, no começo do ano, estava conversando com a Bia, que tem 10 anos, sobre As Crônicas de Nárnia, os filmes. Eu falei para ela, que a história é muito maior, mais cheia de detalhes, porque, afinal, são SETE livros. E fui comentando que faltava muita coisa nos filmes, que eles pularam livros inteiros, e por aí foi.

Depois de pensar um pouco, ela me pediu o livro emprestado. Está lá, lendo e adorando. Me empolguei tanto que já dei de presente pra ela O Pequeno Príncipe e Alice no País das Maravilhas.

Alegria: consegui mostrar para uma criança que ler é muito legal!

Desde então, criei meio que um projeto pessoal. Todos os aniversários para as quais Isadora é convidada, adivinha qual é o presente? Livro, claro. Com isso, quero tentar mostrar como os livros podem ser interessantes, divertidos, e inspirar a criançada a ler.

Então, se algum dia seu filho fizer aniversário e a Isadora for convidada, já sabe, né? Ele vai ganhar um livro super legal pra idade dele. E fim.

Aqui tem alguns textos sobre leitura para crianças, de acordo com a faixa etária. Vale a pena dar uma olhada!

PS – Marido me deu de Dia dos Namorados “1001 Livros para Ler Antes de Morrer”. Livrólatra, eu?

comments