*Cisto. Onde?*

Pensando no assunto, descobri que o que mais me amedronta com relação à menopausa não são os sintomas físicos), mas sim porque a minha capacidade de gerar estará acabando.

Pra mim é o mesmo que dizer: “Pronto. Seus óvulos acabaram!”. Talvez por causa de toda a situação complicada que vivi para poder engravidar, em cada ciclo menstrual eu sempre pensei: “Um óvulo a menos, desperdiçado”. Na época do tratamento, quando descobri que tinha 9 folículos e deles somente 2 haviam fertilizado, adivinha se já não estava fazendo as contas do desperdício!

Por tudo isso, lidar com assuntos relacionados ao reprodutivo pra mim é bem complicado. Não, não estou tendo menopausa precoce, mas semana passada eu descobri que tenho um cisto hemorrágico no ovário esquerdo, de mais de 5cm.

Muita gente vai pensar: “Ai, que drama, por causa de um cistinho…”. Pode até ser. Mas além do nome “hemorrágico” assustar, a notícia me foi dada assim, pelo médico que fez o ultrasson:

– Você já teve cisto no ovário?
– Não.
– Então. Você está com um cisto hemorrágico no ovário esquerdo.
– ?!
– Você tem histórico de endometriose?
– Não!
– Mas é bom você procurar seu médico, porque o cisto pode ser um indicativo de endometriose. Além disso, se o cisto romper (sei lá se foi essa a palavra que ele usou), pode até acarretar uma cirurgia de emergência. Bom, é isso. Pode aguardar na sala de espera.

Saí de lá, que não sei como cheguei no carro e consegui dirigir… Foi um baque. Justamente porque, quando da ICSI, estava tudo perfeito e foi o que garantiu ter dado certo na primeira tentativa.

Falei com o meu médico, que me tranqüilizou; agora estou fazendo outros exames, mas não deixo de pensar que talvez eu não possa mais ser mãe. Não temos certeza se queremos mais filhos, aliás, é muito provável que não, mas eu gosto de pensar que ser quisermos, daqui 1 ou 2 anos, nós podemos…

Quando contei pra minha mãe, ela comentou baixinho, meio chateada:

-Eu pensei que você estava grávida….
-Como mãe?
-Ah, de repente….

Não, não dá. Nós temos o método anticoncepcional perfeito, feliz ou infelizmente…

Tá, to fazendo drama, mas dá licença, que eu to cansada? É, cansada. Não sei se é o ano que está acabando e com ele minhas energias, não sei se alguém está me vampirizando, mas o fato é que estou me sentindo completamente exaurida…

E pra completar, me vem essa de cisto hemorrágico… To achando que o médico se enganou. O cisto deve ser no cérebro e não no ovário…

comments

4 Comentários

  1. melissa
    ago 08, 2008 @ 20:28:14

    gostaria de todas informações possíveis sobre cistos hemorragicos,,pois descobri que tenho um,e estou com medo de operar

    • Endora*
      ago 09, 2008 @ 16:06:02

      Melissa, converse com seu médico, e se não confiar, procure outro, que possa lhe tranquilizar. No meu caso, era super simples e não precisei operar… Mas só um médico de sua confiança poderá lhe dar as opções…
      Boa sorte!

  2. liz
    fev 11, 2009 @ 10:24:54

    olá. há duas semanas sentí fortes dores e fui ao hospital, descobri q estava c um cisto de 5cm no ovário esquerdo. Tomei um anticonsepcional receitado pela médica e anti inflamatórios. ela pediu p ficar em repouso. já fazem cinco dias que não sinto mais dor. Gostaria de saber quando vou poder manter relação c meu marido novamente e fazer exercícios físicos.

  3. joyce nataly
    ago 05, 2009 @ 13:02:37

    descobri que tenho um cisto no ovario esquerdo,com cerca de 6mm e no ovario direito microcisto ,ja tomei cataflam passado pela medica ,e com o tempo sai e depois volta tenho medo de mais na frente nao engravidar,tenho 19 anos ,o que devo fazer ,procuro uma clinica de reproducao humana